10 Dicas Essenciais para VOCÊ, Gerenciar a Crise, e atuar no Pós pandemia, gerada pela COVID-19

10 Dicas Essenciais para VOCÊ, Gerenciar a Crise, e atuar no Pós pandemia, gerada pela COVID-19

Notícias Acessos: 377

 

10 Dicas Essenciais para VOCÊ, Gerenciar a Crise, e atuar no Pós pandemia, gerada pela COVID-19

 

Diante do cenário atual de paralisação de várias atividades empresariais, seguido de muita insegurança, incerteza e um forte impacto social, principalmente, pelos desdobramentos da pandemia da Covid-19 em todo o mundo, as empresas, independentemente do porte, precisam avaliar seus processos internos de gestão baseadas em suas realidades atuais, e criar formas de sobreviverem e ao mesmo tempo pensar em medidas de adaptabilidade a este novo mercado e formas de se fazer negócios, bem como, avaliar o seu apetite aos riscos e ajustar os objetivos estratégicos originalmente desenhados. Portanto, para que o seu negócio ainda seja sustentável neste imenso desafio, a gestão de riscos passa a ter um papel relevante para manutenção de seus produtos e serviços, colaboradores e gestores, clientes, e por que não, para seus fornecedores – afinal, todos fazem parte de sua cadeia de valor.

 

Nesse sentido, a Vilareal Consultoria, visando que esse gerenciamento aconteça de modo adequado, devemos considerar os seguintes pontos:

 

  1. Criar um Comitê de gestão de crises e pós crise – estabelecer quem são as pessoas chaves do seu negócio, para reuniões diárias, para reavaliações continuas e seus impactos sobre o negócio.

 

  1. Elaborar um plano de gestão do pós crises – para contenção da crise e continuidade dos negócios, ponderando as situações internas e externas, medidas governamentais.

 

  1. Ações rápidas, conscientes e coordenadas – todos deverão ser envolvidos a cobrança é pela execução do plano com exatidão.

 

  1. Avaliar e reconstruir os processos internos – constatar a vulnerabilidade dos processos e controles internos, para que na elaboração do novo cenário os processos sejam coerentes, realistas e efetivo frente ao plano ajustado.

 

  1. Avaliar riscos do negócio – incorporar a cultura da empresa esta avaliação considerando os aspectos estratégicos, operacionais, financeiros e legislação (medidas temporais), adentrando aos detalhes para analisar com profundidade o que isso pode atrapalhar os negócios

 

  1. Mapear Impactos – diante da avaliação dos riscos, é buscar alternativas rápidas para mitigar/diminuir os impactos, incluindo renegociações com clientes e fornecedores, para garantir a execução da atividade as entregas.

 

  1. Indicadores de Performance – servirão para dar visão ao risco assumido, mas também ao monitoramento da empresa e de suas equipes de forma organizada e estrutura, trazendo as oportunidades de melhorias.

 

  1. Mapeamento de Cenários – nas reuniões serão utilizadas as dificuldades e problemáticas vividas para que se tenha antídotos para problemas que venham a se repetir, e também para olha para frente e ser arrojado com futuro.

 

  1. Comunicação interna – importantíssimo ter um comunicação que chegue a todos envolvidos da empresa e que seja simples, clara e objetiva, trazendo todos para o mesmo lado e engajados em ajudar neste momento difícil.

 

  1. Acredite no seu time, e celebre com ele pequenos feitos, que os levarão seguramente a um futuro melhor!

 

Seguindo estas 10 dicas você estará mais forte e preparado à passar por este momento de crise, mais equilibrado, olhando para um futuro próximo e promissor para os seus negócios!

 

Imprimir